Sobre nós
O que fazemos?
Nosso laboratório tem como objetivo compreender como as plantas respondem a estresses bióticos e abióticos, quais os mecanismos genéticos que governam essas respostas e como funciona a resistência a esses estresses. Buscamos identificar como transferir esse conhecimento para a criação de cultivos mais tolerantes. Também procuramos entender como os vegetais respondem às mudanças climáticas. Para isso, utilizamos as plantas modelo Setaria viridis e Arabidopsis thaliana, mas também realizamos estudos em espécies de grande importância socioeconômica, como a soja (Glycina max), o algodão (Gossypium hirsutum) e o café (Coffea arabica).
O desenvolvimento desses novos cultivares, além de promover o aumento da produtividade agrícola, pode também diminuir a necessidade do uso de agrotóxicos, reduzindo os impactos ambientais. Sabemos que somente uma agricultura apoiada em ciência e tecnologia pode suprir a grande demanda atual de alimentos e bioenergia e poderá lidar com os desafios relacionados às mudanças climáticas globais.
Qual a localização do LGMBV?
O LGMBV está localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no edifício do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Instituto de Biologia (Bloco A), segundo andar, sala A2-93 - Cidade Universitária- RJ.